Menu fechado

Energia Solar

A energia solar é uma fonte alternativa e sustentável de energia que funciona a partir da captação de luz solar. Embora seja frequentemente associada a energia fotovoltaica, a energia solar também pode ser utilizada por meio de outras tecnologias.

Essa fonte de energia tem crescido bastante nos últimos anos por ser considerada um investimento que beneficia o meio ambiente, assim como o bolso dos consumidores. Seu funcionamento ocorre por meio da captação da luz do sol, geralmente por intermédio dos painéis solares, e pode ser usada para diferentes fins.

Como funciona a energia solar?

Quando o cliente opta por um sistema de energia solar, o relógio de luz da residência ou estabelecimento é substituído por um relógio bidirecional. Assim, esse equipamento passa a medir tanto a energia que entra através da rede elétrica quanto um excedente que não é utilizado e é injetado na rede da concessionária de energia.

Assim, caso seja gerada uma quantidade de energia que não será usada no dia, o dono do sistema de energia solar recebe uma espécie de “crédito” da concessionária, que fica disponível para uso em até 5 anos.

Quais os tipos de energia solar?

Atualmente existem três principais tipos de tecnologias que permitem a captação e utilização da energia solar em residências, indústrias ou comércios. Confira abaixo:

Energia solar fotovoltaica

A mais conhecida é a energia solar fotovoltaica que funciona a partir das placas solares. Com essa tecnologia, a energia do sol é captada pelos módulos solares e transformada em energia elétrica a partir dos inversores ou micro inversores solares.

Depois de convertida de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA), essa energia limpa e sustentável é enviada para a rede elétrica da residência, empresa ou estabelecimento comercial que deve ser abastecido.

Energia fototérmica

Já a energia fototérmica ou aquecimento solar é usada para o aquecimento de água. Assim, a energia do sol também é captada por placas, mas que nesse caso geralmente são de cobre ou alumínio. Após a coleta da energia, ela é enviada para um reservatório térmico que faz a distribuição inclusive em dias pouco ensolarados ou à noite.

Energia heliotérmica

Por fim, a energia heliotérmica é usada somente em processos industriais. Na maioria das vezes, utilizam-se conectores parecidos com espelhos, para focar a energia em um ponto específico, onde fica armazenada a água ou outro líquido que deve ser aquecido. Assim,  o funcionamento dessa tecnologia é semelhante com uma usina termoelétrica, que gera a energia através da queima de algum combustível orgânico.

Principais vantagens da energia solar

Um dos maiores problemas ambientais em nossa sociedade é a alta demanda de energia elétrica. Isso prejudica a natureza e gera bastante poluição. Assim, a energia solar é uma excelente alternativa por ser limpa e renovável. Sua captação não causa desmatamentos ou impactos na natureza, além de as placas solares serem feitas com materiais que podem ser reciclados.

Como a energia solar é sustentável, também diminuem as preocupações quanto ao racionamento de energia.  Além disso, a longo prazo a energia solar gera muita economia no bolso de quem decide aderir a esse sistema. Isso porque, uma estrutura de energia solar dura em média 20 anos, período em que o cliente não dependerá diretamente  da energia elétrica convencional.

Junte-se à Leveros solar

Agora que você já sabe quais os benefícios da energia solar, que tal juntar-se ao time Leveros Solar? Somos a distribuidora oficial das melhores marcas do mercado em energia solar no brasil, com anos de experiência e excelência no mercado.

Além disso, contamos com 3 centros de distribuição em regiões estratégicas no nosso país para estar cada vez mais perto dos nossos clientes. Garantimos inúmeras vantagens e benefícios para o seu negócio! 

Seja agora mesmo um integrador Leveros solar e conte conosco!